O jeans é um tecido durável e versátil, conhecido por seu estilo clássico e pela sua resistência. Este guia foi elaborado para garantir que suas peças de jeans permaneçam com ótimo caimento, estilo e durabilidade ao longo dos anos.
Você já deve ter ouvido falar que não se lava peças de jeans. Esse conselho de não lavar jeans geralmente se aplica ao "raw denim", que não passou por lavagem após o tingimento. A ideia é que você aperfeiçoe o jeans ao usá-lo, e lavagens intensas podem interferir nesse processo. Muitos fabricantes recomendam lavar os jeans o mínimo possível, às vezes apenas algumas vezes por ano.
Nossa recomendação é lavar os jeans na máquina a cada cinco ou 10 usos, para preservar sua durabilidade. Lavar os jeans ajuda a eliminar odores e bactérias, mas evite lavagens excessivas para não desgastar o tecido e causar desbotamento. Vire os jeans do avesso antes de lavar para proteger as fibras do tecido. Use o ciclo delicado da máquina com água fria para evitar encolhimento. Jamais faça uso de amaciantes.
Alguns usuários mais assíduos do jeans, evitam qualquer lavagem e optam apenas por colocá-lo no freezer durante uma noite para remover odores e seguir usando a peça. É um mito acreditar que temperaturas extremamente baixas eliminam bactérias e, consequentemente, removem maus odores de seus jeans. Na realidade, as bactérias apenas entram em hibernação quando congeladas e, assim que os jeans aquecem, elas são reativadas (e junto com elas o mau cheiro).
A melhor forma de secar é ao ar livre, em um varal ou estendendo as peças em uma superfície plana, evitando a exposição direta ao sol.
Evite a secagem em máquinas de secar.
Outro assunto polêmico é se devemos ou não passar os jeans. Isso vai muito de cada um e seu estilo, uma vez que o jeans carregam consigo um visual casual que permite que a peça não esteja 100% passada.
Isso acontece pois jeans costumam manter melhor sua forma do que outras peças de roupa, o que significa que passá-los não é essencial de forma alguma. Uma vez secos, desde que estejam dobrados e armazenados de maneira organizada, as fibras se realinharão naturalmente e desamassarão.
De toda forma, se preferir passá-los, faça-o ao avesso e em temperaturas baixas.
A escolha é sua!
Dobrar e pendurar são métodos igualmente válidos para armazenar jeans, já que o material não se estica ou amassa facilmente. Se você prefere pendurar seus jeans, pode dobrá-los sobre o cabide ou pendurá-los pela cintura. Ou, se preferir, pode dobrar os jeans empilhados.
Escolha um local fresco e livre de umidade para guardar suas peças.
Conheça nossos produtos de jeans