A estética muda a cada piscar de olhos e a tendência cada vez mais é humanizar as marcas. A creator economy, ou economia dos criadores, está transformando as estratégias de marcas ao capitalizar na relação direta e autêntica que influenciadores têm com suas audiências, gerando uma conexão quase que imbatível a qualquer IA que se ofereça.
Este impacto está ainda mais presente no marketing digital, nas redes sociais, e se olharmos com calma para isso, é perceptível consumidores tendenciosos a buscarem cada vez mais transparência, recomendação de pessoas reais e autenticidade em vez de mensagens publicitárias tradicionais. Quem por aqui se irrita ao cair em um chat box, onde você já sabe que não é uma pessoa ali do outro lado, por mais que tenha a tentativa de se parecer o mais próximo possível de um atendimento humanizado. Agora pense só em quantas horas muitas pessoas acabam “presas” no fascínio de uma boa narrativa feita por um influenciador, que entendeu as suas dores e desejos, ou melhor as necessidades que fazem aquelas pessoas escolherem ficar ali prestando atenção e ainda mais - de retornarem no próximo dia. O que faz isso acontecer? A boa narrativa que constroem porque humanizam as causas, o chamado storytelling.
A Creator Economy não é algo distante, apenas para quem tem dinheiro ou para marcas de sucesso. Serve para você que também está começando, porque além de contratar influenciadores, você pode se tornar o próprio rosto da sua marca! E hoje em dia, tudo, absolutamente tudo, pode vir uma boa pauta e motivo para a criação de conteúdos. Por isso aqui vão algumas dicas para você conseguir colocar em prática e usufruir dessa geração que influencia:
Confiança e engajamento: influenciadores compartilham mais que produtos; eles compartilham histórias e experiências, muitas vezes personalizando o relacionamento com sua audiência, o que reforça o engajamento e a percepção positiva da marca.
Diversificação dos conteúdos: as plataformas de conteúdo como YouTube, Instagram, TikTok e podcasts têm formatos que permitem a criação de materiais mais ricos e informativos. Cada uma oferece maneiras diferentes de conectar influenciadores e marcas a nichos específicos, especialmente aproveitando formatos como vídeos de tutoriais, unboxings e lives.
Influência para micro e macro Nichos: micro-influenciadores, que têm entre 1.000 e 100.000 seguidores, geralmente apresentam um alto nível de engajamento em nichos específicos. Marcas que trabalham com micro-influenciadores conseguem um envolvimento mais profundo e segmentado, especialmente em comunidades de nicho.
Criadores como embaixadores de marca: Colaborações a longo prazo e programas de embaixadores têm se mostrado eficazes, pois os consumidores percebem a parceria contínua como uma validação da confiança entre o influenciador e a marca. Além disso, essas parcerias permitem conteúdos mais criativos e originais.
User-Generated Content (UGC) como ativo valioso: em uma era em que autenticidade é essencial, o UGC se torna um dos recursos mais impactantes para qualquer marca. Criadores e influenciadores produzem conteúdos que se alinham à estética e valores da marca enquanto ainda parecem naturais e autênticos para o consumidor final.
Leituras recomendadas para aprofundar:
- Influencer Marketing for Brands de Aron Levin: explora estratégias para marcas que desejam expandir seu alcance usando influenciadores.
- Artigos e estudos no Think with Google: plataforma com insights sobre tendências digitais, marketing e economia dos criadores.
- The Age of Influence de Neal Schaffer: traz uma análise das melhores práticas para influenciadores e como as marcas podem se beneficiar.
- Relatórios e artigos da HubSpot e da Sprout Social: oferecem insights sobre tendências em marketing de influenciadores, incluindo dados sobre ROI, engajamento e estratégias de campanha.
Portanto, não é distante a realidade da Creator Economy, aliás ela está mais presente do que se imagina, principalmente quando se trata das redes sociais e há diversas maneiras para olhar para isso e começar gradualmente, de fato é uma ótima estratégia para monetizar a sua marca, potencializar a sua mensagem para o mundo e humanizar o seu propósito.
Postado em: