10% OFF na primeira compra.

Troca fácil em até 30 dias

A lista definitiva dos calçados clássicos para homens

Elaboramos um guia definitivo dos 10 calçados masculinos que nunca sairão de moda! Desde opções casuais até opções mais formais.

Pares de calçados de todos os tipos espalhados de forma organizada pelo chão

10 minutos

✈️ Para ler na fila do embarque! Moda atemporal é elegância eterna. Calçados clássicos são versáteis, de alta qualidade e nunca saem de moda. Investir neles é construir um guarda-roupa elegante e duradouro. Nessa lista selecionamos 10 calçados que foram eternizados:

  1. Tênis Branco
  2. Tênis Preto (ou neutro)
  3. Oxford
  4. Derby
  5. Monkstrap
  6. Mocassim
  7. Loafer
  8. Chukka Boots
  9. Chelsea Boots
  10. Chinelo de couro

Os calçados atemporais

Calçados são uma parte importante do guarda-roupa masculino, pois podem ser cruciais em refinar ou apagar o seu visual. Na hora da compra, a escolha dos pares corretos garante um armário versátil e elegante. Para não errar, recomendamos que busque por calçados atemporais: eles são versáteis, geralmente fabricados com materiais de alta qualidade e nunca saem de moda (te deixando elegante por anos).

A moda atemporal é sobre elegância eterna, e os calçados clássicos são a escolha perfeita para quem procura esse estilo.

Tênis branco

Começando pelo tênis branco, ele é um clássico que poderá te acompanhar em um visual casual e urbano. A história dos tênis brancos remonta ao Converse Chuck Taylor há quase um século, com marcas como Adidas influenciando a versão moderna que vemos hoje. Com o passar dos anos, outras marcas lançaram suas próprias versões e embora muitos se pareçam, cada uma trouxe um detalhe que serviu de charme para o sua criação. Seja ele o material utilizado, a presença (sutil) de outras cores claras, o tipo de cadarço e solado, entre outros.

Duas fotos de homens sentados ou apoiados com tênis branco

Sabendo que ele é branco, recomendamos que seja em couro, para sua maior durabilidade. Assim fica bem mais fácil mantê-lo limpo. Além disso, é uma cor versátil que pode ser combinado com qualquer outra, tornando-o uma boa escolha se você tiver um guarda-roupa enxuto com poucos pares de calçados.

Na Oficina, criamos o Vox! Ele é 100% couro, com palmilha anatômica. Seu solado é colado e costurado, com um reforço extra na parte traseira, o que aumenta bastante sua durabilidade.

Tênis preto ou neutro

Existem momentos que o tênis branco pode não ser sua melhor opção, por exemplo em dias chuvosos. Nesses casos, uma sugestão para manter um visual casual é o tênis preto ou neutro.

três homens em pé com calçados neutros

Este, assim como o anterior, também pode ser em couro: desde um all black, com todos seus detalhes em preto, como o Vox da Oficina, ou algum outro modelo com poucas cores, como o Tênis Saint Tropez e modelos da New Balance e da Vert.

sapatos sociais brogue no chão
Sapato Derby de couro na cor preta, para uma pegada mais social!

Oxford

Entrando no universo dos sapatos, existem vários modelos que com os anos se tornaram clássicos. O Oxford é um grande exemplo deles. Sua origem é um pouco incerta mas remete ao final do século XIX. Popularizou-se em Oxford, na Inglaterra, onde se tornou um calçado comum entre os estudantes universitários.

Ele é caracterizado por sua amarração fechada, o que significa que as abas dos ilhós do sapato são costuradas sob a gáspea (parte superior) do sapato. Isso basicamente faz com que as abas dos ilhós não ficam visíveis, criando um visual estruturado.

um homem descendo escadas usando um terno azul e um oxford marrom

É perfeito para situações que exigem um calçado formal, como casamentos, funerais, reuniões de negócios e eventos noturnos. Para quem busca um sapato versátil, que possa ser usado em diferentes ocasiões, o Oxford é uma escolha segura.

Derby

O nascimento do Derby foi contemporâneo ao Oxford. São irmãos. A diferença entre eles se dá no tipo de amarração do cadarço. Acima você viu que o oxford tem suas abas fechadas, agora se reparar no derby, notará que suas abas são abertas.

Muita coisa na história dos sapatos é mera especulação, mas existem vertentes que falam que o nome Derby vem de um certo Duque de Derby. O motivo pelo qual seus laços são abertos é para gerar mais espaço e conforto para pessoas que tinham o pé largo, como esse duque, que supostamente insistiu ao seu sapateiro que desenvolvesse essa modelagem aberta e espaçosa.

Atualmente o derby que conhecemos continua sendo uma opção mais confortável para quem tem o pé alto e consegue acomodar mais tipos de pé que o Oxford. Por outro lado, ele é o mais casual entre os dois tipos de amarração (claro, ainda considerado um calçado formal).

homens posando com sapato derby

Recomendamos que o use em situações formais mas sem medo de aproveitá-lo também em eventos casuais, com blazers, paletós esportivos, calça chino e ternos.

Monkstrap

O monkstrap nasceu com os monges europeus há séculos e por razões práticas. Na época, eles usavam sandálias e buscavam um calçado mais fechado, que pudesse proteger melhor seus pés. Assim nasceu este estilo!

No que diz respeito à sua construção, ele está no meio do caminho entre um oxford e um mocassim. É um slip-on, como um mocassim, mas inclui uma gáspea como um sapato fechado. Em vez de cadarços, têm suas fivelas características, variando entre uma até três. Uma fivela costuma ser vista como mais formal devido às linhas mais limpas, mas duas é de longe o design mais popular.

Monstrap em um look casual e em um detalhe mais formal

Mocassim

O mocassim é um sapato de uma história rica! Seu berço se deu nas tribos indígenas americanas que viviam na região que é hoje o estado de Maine, nos Estados Unidos. Os nativos criaram um sapato macio e duradouro, feito de peles de animais, que eles chamavam de “makasin”. Sapato que acabou sendo adotado pelos europeus quando estes visitaram a América do Norte e viram sua utilidade em momentos de caça e pescaria.

O mocassim atual ganhou mais estrutura, o tornando ainda mais duradouro. Surgiram também detalhes na sua parte superior, como laços, de função apenas estética.

No geral, ele é um sapato casual que pode ser usado em várias situações. Eles ficam ótimos com jeans e uma camiseta para um look mais descontraído, mas também podem ser combinados com calças de alfaiataria e uma camisa para um look mais sofisticado.

Homens sentados e em pé usando mocassim

Ah e se quiser usar seu mocassim sem meias, saiba que isso é comum e bem visto. Pode ser uma excelente opção para os meses mais quentes.

Loafer

Loafers e mocassims são facilmente confundidos, porém são bem diferentes desde suas estruturas até suas origens. Enquanto o mocassim teve sua origem em tribos americanas, o loafer é escandinavo. Segundo a lenda, foram os estudantes americanos que espalharam os loafers nos EUA após retornarem de uma viagem à Escandinávia.

Quanto à sua estrutura, o Loafer não tem nenhum tipo de laço ou cadarço. Ele é liso, podendo ter ou não salto, com uma aparência bem minimalista. Isso o torna um pouco mais formal que o mocassim, remetendo ao famoso estilo Ivy League. Inclusive, nossa recomendação é usá-lo em eventos casuais elegantes, como um casamento de verão ou em um jantar, podendo ser usado com calças chino ou até mesmo calças sociais.

Homens sentados e em pé usando mocassim

Entrando agora no universo das botas, escolhemos duas para fazer parte dessa lista definitiva de calçados: a chukka e a chelsea boots.

Bota chukka em evidência
Chukka boots!

Chukka boots (Desert boots)

A primeira é um clássico! Originalmente inspiradas nos sapatos usados por jogadores de polo britânicos, as botas chukkas possuem um design simples: sua principal característica é ser terminar na altura do tornozelo. Nunca acima. Nunca abaixo. Além disso, ela também tem 2 ou 3 pares de ilhós para os cadarços na sua lateral. Nunca 1. Nunca 4.

As chukka boots são frequentemente feitas de camurça ou couro, e vêm em várias cores, desde marrom, preto até azul e verde. Elas são bastante versáteis e podem ser usadas com roupas formais e informais. Por exemplo, elas podem ser usadas com calças de alfaiataria e um blazer para um visual mais elegante, ou com jeans e uma camiseta pima para um visual mais descontraído.

botas masculinas em evidencia

Alguns conhecem a Chukka boots como Desert boots, porém a Desert boots nada mais é que uma chukka com uma pegada um pouco mais casual: o seu solado é de crepe e não de couro.

Chelsea boots

Diferente da anterior, a Chelsea boots não tem cadarços. Ela é do tipo pull-on boots, ao pé da letra, “botas de enfiar”. São botas extremamente confortáveis e versáteis. As mais fáceis de calçar.

Ela, assim como a chukka, pode ser encontrada em camurça ou couro, porém sempre havendo um elástico lateral. Este elástico é o que facilita o seu calçar mas também o que dá a bota o seu charme. Por isso, na hora de escolher a sua, se atente a cor do seu elástico e escolha uma que te satisfaça.

homens usando bota chelsea

Inclusive botas com zíper no lugar deste elástico, não são consideradas Chelseas.

De forma geral, se você não tem nenhuma bota ou não está acostumado com essa categoria de calçados, a Chelsea boots é indicada como porta de entrada. Isso acontece pois além de ser confortável e prática, ela é versátil, podendo ser usada até com ternos (para esse uso recomendamos que a sua seja de couro).

Chinelo (de couro)

Para fechar nossa lista trouxemos um clássico que todo brasileiro tem no guarda-roupas, seja de couro ou não! Por morarmos em um país tropical, não podíamos deixar essa opção de fora. O chinelo, quando de couro, traz um pouco mais de seriedade para o look, mas ainda com uma pegada super casual. Ele é ótimo para te acompanhar no clube e em dias na praia.

Chinelo de couro da Oficina

Na Oficina, criamos ele em 3 cores: preto, marrom e um marrom caramelo. Sua construção em puro couro e acabamento especial na palmilha o torna ideal para o verão!