10% OFF na primeira compra.

Troca fácil em até 30 dias

Chamois, couro e camurça: quais as diferenças?

Três materiais de extrema qualidade, mas que podem gerar confusão na hora da compra. Nesse post, você vai aprender como eles são feitos, o que representam e quais são os usos para mais adequados para incorporar cada um deles ao seu estilo

couro

6 minutos

Quando falamos sobre materiais, existem dois pontos de atenção: a durabilidade e a mensagem de estilo. O primeiro fator é diretamente associado às características físicas do material e como ele foi produzido. Já o segundo, depende da textura do material e de como ela contribui para a expressão visual.

A combinação desses fatores vai te direcionar à melhor escolha do material para as suas novas aquisições. Afinal de contas, suas roupas devem proporcionar não apenas conforto térmico, mas também conforto visual.

O couro, a camurça e o chamois são materiais super valorizados no mercado, cada um com características distintas que atendem a diferentes necessidades e preferências. Mas como distinguir entre eles?

Neste post, vamos explorar as diferenças entre esses três tipos de materiais para você entender melhor as propriedades, usos e como escolher o melhor tipo de material para o seu dia a dia, seja para um par de sapatos elegante, uma bolsa durável ou uma jaqueta para enfrentar o inverno.

Couro

O couro é o material obtido através do curtimento de pele de animais, especialmente bovinas.

Curtimento é o tratamento químico das peles animais para converter o material biodegradável em um produto estável e não perecível, ideal para o uso comercial.

O couro pode ser tratado e colorido de várias formas, resultando em novos acabamentos e texturas. Porém, o couro por si só comunica muito impacto visual, conferindo um peso para a produção. Essa associação vem do seu histórico no universo do rock. Como esquecer os ícones do rock n' roll sem visualizar uma jaqueta de couro?

O couro é um material extremamente resistente e durável, e pode ser usado em vários itens: jaquetas, sapatos, bolsas, carteiras e até mesmo móveis. Sendo uma pele animal, é natural que a sua superfície apresente irregularidades, incluindo até mesmo alguns caroços, poros e imperfeições.

Essas características são, na verdade, o diferencial do couro sintético, que possui uma aparência mais plastificada e uniforme.

Aqui na Oficina, você encontra a Bota Irlanda confeccionada em couro legítimo, além das jaquetas Firenze e Aviador

Curiosidade

Para verificar se o couro é realmente legítimo, algumas pessoas costumam colocá-lo perto de uma chama de fogo. Se o material derreter, é um sinal que o couro é falso uma vez que foi feito a partir de materiais sintéticos que são basicamente… plástico.

Porém, existem métodos mais seguros que o uso de fogo.

O couro legítimo geralmente tem um padrão de poros mais irregular e um aroma característico, diferente do couro sintético, que tende a ter uma superfície mais uniforme e pode exalar um odor plástico.

Além disso, ao dobrar o couro legítimo, ele tende a formar rugas naturais, enquanto o material sintético pode rachar ou manter a forma.

Lembre-se dessas dicas para não cair em ciladas ao escolher produtos de couro!

Camurça

A camurça é basicamente o couro desvirado.

Sua superfície é mais fosca e aveludada por ser produzida a partir da camada interna da pele, que é mais macia. Essa característica, embora proporcione uma textura suave que transmite aconchego e naturalidade, também torna sua durabilidade menor.

A camurça é menos resistente à água e à sujeira comparada ao couro tradicional. Por isso, é recomendável impermeabilizar peças de camurça, especialmente os sapatos, para facilitar a limpeza.

Sua textura suave transmite aconchego, naturalidade e proximidade, ainda mais pela sua cor natural "bronzeada" da maioria dos couros. Apesar disso, ela também pode ser tingida e existe em várias tonalidades.

As propriedades de maciez e finura conferem à camurça uma ampla variedade de usos onde o couro mais grosso seria rígido demais. É comum em jaquetas, blusas, bolsas, sapatos, estofados, cortinas, luvas e outros acessórios.

As nossas peças favoritas para o uso da camurça são os sapatos! Dá uma olhada no Sider Riviera e no Tênis Whisky:

Chamois

O chamois é muito parecido com a camurça pois ambos são produzidos a partir da parte interna do couro.

A diferença entre eles é que o chamois é ainda mais nobre por ser aprazível ao toque devido à sua origem caprina (cabras e ovelhas). Enquanto a camurça tem origem bovina ou suína, com menos maleabilidade e uma aparência mais rústica.

A comunicação visual desse material também não difere muito da camurça: transmite aconchego e suavidade.

O uso do chamois no vestuário vai muito além das peças típicas de inverno. Devido à sua suavidade, esse material é adequado até mesmo para os dias de verão! Além disso, é ideal para a confecção de luvas, bolsas, cintos, jaquetas e calçados.

Fora do universo da moda, o chamois é amplamente utilizado na produção de panos de limpeza, especialmente indicados para carros e vidros, incluindo os ópticos. Isso se deve à sua capacidade de absorver água sem riscar as superfícies.

Conheça a Jaqueta Esporte, a Overshirt Arizona e a Jaqueta Linho Chamois:

Cuide bem das suas peças!

O fato desses materiais serem de alta qualidade não elimina a necessidade de cuidados específicos, ok?! Sendo uma pele natural, o couro requer atenção especial, como hidratação e garantia de respirabilidade no armazenamento.

Preparamos um Guia de Cuidados especial para você fazer a sua peça em couro durar por muito tempo! Clique aqui para conferir.