Dizer que a principal chave para parecer elegante é a confiança, embora seja verdade, seria tão simplista quanto dizer para você se concentrar apenas nessa característica abstrata durante um encontro ou em uma entrevista de emprego. É mais útil te contar que existem algumas soluções identificáveis em homens reconhecidamente elegantes que são mais fáceis de adotar. Pense nisso como uma exceção às regras de estilo masculino.
1. Não siga cegamente as tendências
Homens elegantes como o escritor Gay Talese, fã de chapéus, marcham ao ritmo do seu próprio tambor. Seu estilo pode ou não estar sincronizado com o que está sendo exibido na passarela, mas eles não estão dispostos a mudar esse ritmo – e, na maioria das vezes, a moda os acompanha e eles acabam servindo de inspiração no moodboard de algum designer.
Isso não significa que você nunca possa usar as tendências, veja bem. Mas, antes de embarcar no movimento sazonal, pergunte-se duas coisas: em primeiro lugar, fica bem em você? E em segundo lugar, ainda parecerá bom daqui a seis meses, quando os ventos de tendência mudarem de direção? É como o sempre elegante estilista Yves Saint Laurent afirmou tão claramente, décadas atrás:
“A moda desaparece, o estilo é eterno.”
Yves Saint Laurent
2. Adote um uniforme
Descubra o que funciona para você e siga fiel a um estilo e a certas peças de roupa. Pense no combo terno preto e camisa branca, marca registrada do designer Tom Ford. “Eu tenho um uniforme”, disse ele certa vez ao jornal Daily Telegraph. “É fácil: levanto de manhã e visto aquele uniforme”, completou.
Não se trata de se vestir sempre exatamente da mesma maneira, mas, sim, de reduzir o tempo gasto pensando no que vestir e de ser reconhecido por aquela imagem. Você pode variar os acessórios, usar a mesma calça preta com tênis em um dia e botas no outro, por exemplo. Dessa forma, você reduz o risco de erros e mantém a consistência. Quando você encontrar algo que funcione para você, compre múltiplas peças.
3. Conheça as suas medidas
Você não precisa necessariamente fazer todas as suas roupas sob medida em um alfaiate da célebre rua Savile Row, em Londres. Mas a questão é que o caimento e o ajuste ideal ao seu corpo são fundamentais. A menos que você seja um modelo – os manequins humanos nos quais os designers constroem suas roupas – é improvável que as peças prontas para uso sejam desenvolvidas exatamente de acordo com as especificações exclusivas do seu corpo. Ajustes são normais e muito úteis. Comece descobrindo se você usa P, M ou G e se o seu terno é 48 ou 50, por exemplo. O terno é a roupa mais óbvia para ser alterada. Siga o mestre da alfaiataria italiana, Sr. Alessandro Squarzi, por exemplo – ah, o talento dos italianos para a alfaiataria!
Por mais que você gaste um pouco a mais inicialmente, ajustar as roupas fará toda a diferença. Dizem por aí que um centímetro equivale a um quilômetro na moda masculina. Faz sentido. Até Steve McQueen, ícone imortal de estilo sem esforço, costumava fazer seus jeans sob medida para valorizar o quadril.
4. Faça investimentos seguros
Homens elegantes sabem que certos itens oferecem mais retorno para seus investimentos e alocam seus recursos de acordo. Agasalhos, jaquetas e casacos tendem a chamar primeiro a atenção na sua produção – e podem cobrir uma infinidade de pecados desleixados.
David Beckham sempre aposta em ótimas jaquetas e fez delas a base de sua coleção para a marca Kent & Curwen. Mas o princípio da peça de investimento certeiro se estende a outros itens básicos intersazonais: do blazer azul-marinho aos jeans e calçados clássicos como o oxford ou o dérbi. “É impossível estar bem vestido com sapatos baratos”, disse o histórico designer britânico Hardy Amies (1909-2003). E não se esqueça dos acessórios, que muitas vezes são uma reflexão tardia na hora de se vestir, mas podem acabar sendo o pulo do gato: uma boa bolsa sempre adiciona peso ao look, enquanto um relógio classudo levanta a mais básica das produções (evite os smartwatches com roupas mais formais, por favor).
5. Cuide da aparência
Lembra do termo metrossexual? Parece pejorativo, mas ele carrega um significado importante. Mesmo o traje mais elegante ficará diminuído se sua atitude em relação à aparência for mais primitiva do que a de um homem das cavernas. Por outro lado, uma pele bem cuidada ou barba e cabelos bem aparados darão brilho até mesmo à roupa mais surrada.
“Alguns dos piores erros da minha vida foram cortes de cabelo”
Jim Morrison, The Doors.
Faça uma reserva mensal com seu barbeiro para garantir essa vantagem, visite o dentista regularmente, use tônicos faciais e hidratantes. É como disse James Brown: “Cabelo e dentes. Um homem que cuida dessas duas coisas tem tudo.”
Postado em: