10% OFF na primeira compra.

Troca fácil em até 30 dias

Páginas de estilo: cinco livros que vão te ensinar tudo sobre moda masculina

Prepare um lugar na estante, pois a sua biblioteca está prestes a ganhar um belo upgrade de estilo. Listamos alguns livros indispensáveis para você entender melhor a trajetória da moda masculina através do tempo e, assim, tirar inspiração para suas produções diárias.

6 minutos

✈️ Para ler na fila do embarque! Nunca é demais aprimorar suas noções de estilo para aplica-las no dia a dia. Existem diversos livros e publicações impressas que podem te ajudar nesse sentido. Neste post, nós, da Oficina, compilamos 5 obras, das mais acadêmicas às mais práticas, para te ajudar nessa missão. Escolha entre aprender mais sobre a história do vestuário masculino ou pratique no cotidiano as lições de ícones de estilo como o fotógrafo Scott Schuman e a revista Esquire.

100 ANOS DE MODA MASCULINA, de Cally Blackman (Publifolha)

Repleto de imagens que marcaram época e escrito com um texto de fácil compreensão, esse livro apresenta a evolução do vestuário masculino ao longo de 100 anos da nossa história. Dos costumes da realeza britânica à revolução hippie nos anos 1960 e 1970, a obra esmiúça a moda de personalidades dos anos 1900 em diante e aborda a influência dos esportes no estilo masculino contemporâneo, assim como a importância das tribos urbanas e das marcas assinadas por celebridades nessa construção. Há também uma passagem dedicada ao troca- troca de guarda-roupas entre homens e mulheres ao longo da história – um assunto bem atual – e uma abordagem sobre a importância da publicidade no estímulo ao consumo e à diversidade de estilos. Bem completo, o livro destaca o trabalho de estilistas consagrados, como Ralph Lauren, Calvin Klein e Giorgio Armani. Indispensável.

ESQUIRE – THE HANDBOOK OF STYLE: A Man’s Guide to Looking Good (Hearst Books)

Publicado pela célebre revista americana de estilo masculino, a Esquire, este guia adota uma abordagem altamente ilustrada, salpicada de toques de humor, para trazer informações vitais sobre todos os aspectos do guarda-roupa do homem. Do terno aos relógios, passando pelos tipos de camisa, sapatos e gravatas, o conteúdo é um prato cheio para o leitor ligado em detalhes de estilo. Conselhos úteis sobre tecidos e cortes da alfaiataria, o tipo certo de calça para o seu corpo, o agasalho essencial, como se vestir adequadamente para uma ocasião, como fazer o nó da sua gravata ou fazer as malas para diferentes tipos de viagem, está tudo lá. Uma verdadeira bíblia de estilo masculino.

HOMENS E MODA NO SÉCULO 21, de Mário Queiroz (Editora Senac Rio)

Escrito pelo estilista e historiador Mário Queiroz, o livro conta um pouco da trajetória do autor e aborda a sua percepção do universo da moda masculina ao final do século 20. É uma boa oportunidade de entender o processo de criação de um designer de moda. Nos outros capítulos, a obra trata das preferências do homem brasileiro e se debruça sobre as transformações do comportamento masculino a partir da década de 1950, com foco no surfwear, uniformes esportivos, de trabalho e até do exército. Há um capítulo inteiramente dedicado à influência dos uniformes militares na nossa roupa urbana. Fotografia, filmes e o mundo digital também são abordados. Ao final, Mario Queiroz analisa alguns desfiles internacionais e suas tendências. Didático.

400 ANOS DE MODA MASCULINA, de Lula Rodrigues (Editora Senac Rio)

Este é para quem gosta de história. Jornalista de mão cheia, Lula Rodrigues levou décadas de pesquisa até chegar no resultado final do livro. São cinco capítulos, que discorrem sobre a evolução da moda ao longo dos tempos, iniciando no século 17 e culminando nos dias atuais. Você vai aprender mais sobre o estilo barroco e a moda lançada pelo rei Luís XIV, considerado o primeiro “pavão” da moda masculina. A Revolução Industrial e a invasão do xadrez no mundo ganham capítulo próprio, enquanto o século 20, com seus fraques, casacas e o terno executivo chega no capítulo 4. Colarinhos brancos, yuppies, punks, hippies, a revolução da camiseta, tudo de mais importante que aconteceu no século passado está nas páginas escritas por Lula. Para fechar, o século 21 e as questões como referências do passado e a mudança de identidade do homem moderno.

THE SARTORIALIST: MAN: INSPIRATION EVERY MAN WANTS, EDUCATION EVERY MAN NEEDS,

de Scott Schuman (Rizzoli International Publications)

O fotógrafo Scott Schuman é o rei do street style. Suas imagens com a diversidade de estilos típica das ruas ganharam fama principalmente durante as semanas de moda internacionais, quando os amantes de moda não poupam esforços na hora de construir o look do dia. Este livro compila uma diversidade incrível de homens capturados nas principais capitais do circuito da moda, como Paris, Milão e Nova York, entre outras. Organizado por “temas”, o livro junta diferentes tipos de calças, jaquetas ou tênis, por exemplo. Também há uma divisão por estilos, como esportivo, dândi (como foco maior na alfaiataria) ou street. Scott ainda recheia as páginas com dicas preciosas de como escolher a gravata certa, como falar com o seu alfaiate para conseguir o terno sob medida perfeito ou ainda como cuidar bem dos seus sapatos. A mensagem que fica é que todo estilo importa, o que vale é ter a intenção de produzi-lo. Livro atual e delicioso de folhear.