✈️ Para ler na fila do embarque! Na hora da escolha da melhor camiseta, leve em consideração: o tecido, caimento, tipo de gola, cor e durabilidade da peça. É importante ressaltar que nem todo algodão é igual ao outro. O pima, por exemplo, por suas fibras serem longas é considerado um dos melhores.
O básico reinventado
A camiseta é uma peça básica do vestuário que se tornou um item de moda popular em todo o mundo. Sua história remonta ao século 19, quando ainda era usada como roupa de baixo pelos homens norte-americanos, depois pelos soldados nas diferentes guerras do século passado e, por fim, pelos trabalhadores em busca de conforto em fábricas e fazendas.
A partir da década de 1950, a camiseta começou a ser usada como roupa casual, especialmente pelos jovens, que a adotaram como símbolo de rebeldia contra as normas sociais. Ela foi parar no cinema, vestindo astros como Marlon Brando, James Dean e Elvis Presley, e ganhou ainda mais popularidade nos anos 1960, quando os movimentos da contracultura, como o hippie e o dos direitos civis, a adotaram como forma de expressão pessoal e política.
Hoje em dia, a camiseta é um item básico de estilo usado por homens e mulheres de todas as idades e classes sociais. Ela se encaixa em uma variedade de situações, desde eventos formais até atividades esportivas e momentos de lazer. Existe uma infinidade de variações de camisetas no mercado, e o pulo do gato é entender qual funciona melhor para você, a depender do seu estilo de vida. Este guia vai te ajudar a encontrar o modelo certo.
Material
O material da camiseta é fundamental para o conforto e a durabilidade da peça. As peças mais comuns são feitas de algodão, mas existem outras opções como poliéster, viscose, modal, entre outros. É importante escolher um material que seja adequado para o clima e o uso da camiseta, além de levar em consideração possíveis alergias ou irritações na pele. Para uma peça para uso diário, recomendamos que seja em fibras naturais, para garantir uma boa respirabilidade e controle de temperatura.
Algodão convencional: esse algodão é o mais encontrado no mercado. Ele pode ser uma boa opção para o dia a dia, porém é preciso ter em mente que o seu tempo de vida é mais curto. Apesar de ser a alternativa mais acessível, a menor durabilidade faz com que você precise renovar suas camisetas com maior frequência.
Poliéster: camisetas de poliéster não respiram como as de algodão, por isso podem esquentar demais, reter odores e irritar a sua pele. Se a procura for por uma camiseta de qualidade para usar no dia a dia, fuja dessa opção.
Modal: este é um tipo de tecido feito a partir de fibras de celulose de madeira de faia. É conhecido por sua maciez e leveza, mas carrega um certo brilho, o que pode não agradar a todos. É mais encontrado para lençóis e toalhas de banho.
Algodão pima: é um algodão de fibra mais longa, aumentando consideravelmente o conforto, controle de temperatura e durabilidade da peça.
Na Oficina, tratamos a camiseta como peça nobre. Por isso, utilizamos o algodão pima, considerado o melhor do mundo, em diferentes gramaturas: Leve ou Premium.
A camiseta de algodão pima oferece várias vantagens em relação a camisetas de algodão comum. Listamos aqui as 5 principais:
- Maciez: O algodão pima é um tipo de algodão de fibra longa, por isso ele é mais sedoso e macio do que o algodão comum. Isso torna a camiseta extremamente confortável de usar.
- Durabilidade: As fibras longas do algodão pima são mais resistentes do que as do algodão comum, tornando a roupa mais durável e menos propensa a desgaste e rasgos.
- Não forma bolinhas: A fibra longa também menos propensa à formação de bolinhas, tornando as camisetas de algodão pima mais resistentes ao envelhecimento.
- Conforto térmico: A camiseta de algodão pima respira mais e absorve mais a umidade do que outras camisetas de algodão, o que faz dela uma escolha ideal para climas quentes e úmidos, como o brasileiro.
- Aparência: A camiseta de algodão pima tem uma aparência mais elegante e sofisticada do que as peças em algodão comum, o que a torna uma escolha ideal para ocasiões mais formais – sob um blazer, por exemplo.
Corte
O corte da camiseta é importante para a aparência e conforto da peça. As opções mais comuns são a camiseta regular, slim (a preferida da Oficina) e oversized. Cada um desses cortes oferece um ajuste diferente ao corpo, por isso é importante escolher aquele que melhor se adapta ao seu estilo e tipo físico.
Tipo de gola
As versões mais comuns são as golas V e C (também conhecida como careca ou redonda). Enquanto a primeira é mais casual, a outra é mais indicada para situações arrumadas. De toda forma, ambas podem até ir ao trabalho e a um casamento se você quiser.
Existem outras opções no mercado como a gola canoa, também conhecida como gola U. Essa é uma versão da gola redonda, só que com um corte mais oval e amplo. É uma variação perigosa, pois mostra mais o trapézio e o peitoral, e tende a deformar o caimento da peça durante o uso. Só escolha se você estiver com o corpo em dia e apenas em situações muito informais.
Cor
Existe uma infinidade de cores de camisetas no mercado – na Oficina, são 16 cores disponíveis! –, então escolha as que mais encaixam no seu estilo e que sejam fáceis de combinar com o que você já tem no armário.
Tamanho
O tamanho é um dos pontos mais importantes na hora da compra da camiseta. É fundamental escolher um tamanho que seja adequado para o seu corpo, evitando camisetas muito apertadas ou largas demais. Verifique as medidas da peça e compare com as suas medidas para garantir um bom ajuste.
Com esses pontos em mente, você poderá escolher a melhor camiseta, garantindo conforto, durabilidade e um bom ajuste ao seu corpo. Tenha sempre em mente que, apesar de ser uma roupa básica, a camiseta merece atenção total aos detalhes para que a sua experiência de compra seja impecável.
Postado em: