Em 90% dos armários masculinos, o cenário é o mesmo: quase todas as peças são pretas, brancas ou cinza.
Pode até parecer que apenas essas cores são neutras e versáteis, mas existem várias outras possibilidades mais interessantes para você dar um upgrade no seu visual. Calma, você não precisa começar a usar cores intensas da noite pro dia, mas sim encontrar quais cores realmente fazem sentido para a sua narrativa visual.
Não consigo sair do preto básico, e agora?
Se você ainda não se sente confortável em deixar o pretinho básico de lado, mas percebe que seus looks estão ficando muito monótonos, uma boa alternativa é investir em modelagens diversas e explorar diferentes texturas!
Lembre-se: nem toda roupa preta é igual! Se você optar por não variar na cor, é essencial diversificar nas formas.
Portanto, não há problema em ter várias peças pretas no guarda-roupa, contanto que você escolha modelagens distintas entre elas. Atualmente, não faltam opções para variar as modelagens: camisetas, camisas, blusas polo, blusas oversized... cada uma trazendo uma informação única que complementa o visual.
Percebe como uma informação "compensa" a outra?
Mas, caso você tenha a sua modelagem favorita, as texturas serão as suas grandes aliadas. Vá além do algodão e aposte em materiais diferentes, como o linho, jeans ou até mesmo o tricô.
Se você está pronto para começar a ousar mais e integrar cores nas suas produções, os neutros coloridos podem ser um bom início.
Os neutros coloridos
Preto, branco e cinza são considerados neutros acromáticos, o que significa que são cores que não se enquadram em nenhuma família de cores específica. Muitas pessoas acreditam que apenas essas tonalidades "combinam com tudo". No entanto, a variedade de neutros vai além do que se possa imaginar!
Os neutros coloridos, tão versáteis quanto o preto, branco e cinza, oferecem uma riqueza adicional de cor ao seu visual, proporcionando um toque de interessância a qualquer produção:
Os neutros coloridos são tons que, apesar de não serem cores vibrantes, possuem uma leve presença de cor. Ao contrário dos neutros acromáticos, os neutros coloridos incluem tons como bege, cáqui, taupe, marrom claro e outros tons suaves que apresentam uma sutil saturação de cor.
Você certamente não precisa usar todas essas tonalidades. Selecione as que mais te agradam para experimentar e, se o teste funcionar, incorpore o tom ao seu estilo!
Se deseja diversificar as cores no seu guarda-roupa, mas prefere evitar tons muito chamativos, os neutros coloridos são uma excelente escolha!
As cores coloridas
Você tem um estilo mais ousado e prefere escolher cores bem coloridas? Então saiba que escolher a tonalidade certa é fundamental para incorporar qualquer cor ao seu estilo.
Afinal de contas, existem vários tipos de verde, azul, vermelho… E cada uma dessas tonalidades comunica mensagens diferentes. Olha só a diferença entre duas tonalidades de azul:
Para direcionar a escolha da tonalidade, conheça as três dimensões de cores (TIP):
- Temperatura
- Intensidade
- Profundidade
Cada uma dessas dimensões traz sensações distintas. Portanto, preste muita atenção a esses aspectos para escolher a tonalidade que melhor expressa o que você deseja.
Além de te proporcionar uma comunicação assertiva, ter um guarda-roupa focado em tonalidades de mesma dimensão facilita a combinação de cores, uma vez que cria uma harmonia visual mais consistente e coerente.
Planeja incorporar cores no seu estilo? O primeiro passo é definir quais são essas cores considerando as três dimensões TIP. Com isso claro, todo o resto se torna mais fácil!
Comece com o simples, e evolua aos poucos!
Introduzir cores ao seu guarda-roupa é como subir uma escada, um degrau de cada vez. Se você só usa preto e de repente deseja adicionar cores intensas, pode ser que você se sinta desconfortável e acabe se afastando do seu objetivo inicial.
Vá aos poucos. Começa substituindo o preto por azul marinho, depois experimenta usar um bege caramelo… Depois, adicione pequenos toques de cores coloridas em acessórios ou sapatos. Conforme se sentir mais confiante, experimente introduzir peças de vestuário coloridas em tons mais suaves ou neutros, equilibrando-as com peças básicas.
Dessa forma, você pode explorar e descobrir quais cores e combinações melhor se adequam ao seu estilo pessoal, sem precisar fazer mudanças drásticas de uma vez.
Aos poucos, você vai conseguir usar cada vez mais cores sem nem perceber!
Postado em: