O Distinguished Gentleman’s Ride(DGR) é um evento anual motociclístico, no estilo do “tweed ride” britânico (passeio retrô de bicicletas pelo centro de Londres) onde pilotos se vestem no estilo vintage com peças clássicas de alfaiataria como ternos, coletes, suspensórios, gravatas borboletas, boinas, chapéus, sapatos e botas. E claro, todo esse style também se replica nas motos antigas ou clássicas modernas que saem em comboio desfilando pelas ruas das cidades, despertando a curiosidade de todos por onde passam. E tem um propósito para isso!
O evento foi fundado em 2012 em Sydney, Austrália, por Mark Hawwa. Que foi inspirado em uma foto do Don Draper, do seriado Mad Men, em sua motocicleta clássica e vestindo seu melhor terno. Mark decidiu que um passeio temático seria uma ótima forma de ligar entusiastas e comunidades de nicho de motociclismo enquanto angariava fundos para apoiar os homens no combate do câncer de próstata e suicídio masculino no mundo. E justamente passar uma boa imagem do motociclista como um gentleman.
O propósito é arrecadar fundos para pesquisas no combate ao câncer de próstata e programas de prevenção de doenças mentais masculinas, principalmente a depressão. A primeira edição em 2012 contava com 3 mil pilotos e 64 cidades participantes pelo mundo. A última edição de 2023 participaram mais de 107 países, com 893 cidades ao redor do mundo com mais de 107 mil pilotos inscritos. Neste ano foram arrecadados 7.43M de dólares e desde 2012 já somaram 44.98M de dólares. Uau!
Este dinheiro é destinado para a Movember Foundation, entidade que desde 2003 financiou + de 1250 projetos de saúde masculina em todo mundo. Nossa arrecadação do Brasil e toda América Latina é destinada a duas entidades americanas, a Prostate Cancer Foundation e o Prevention Institute.
Eu acredito que o significado de ser um “gentleman” vai muito além da roupa e simplesmente se vestir elegante. Bons modos e boas maneiras nunca saíram de moda e a elegância de um gentleman também está em seu comportamento. Se portar como um cavalheiro não se limita apenas a abrir a porta de um carro ou puxar uma cadeira para alguém se sentar. Tem a ver com sua postura, com a forma de se direcionar aos outros, como chegar nos ambientes... Como dizia a poeta Haredita Angel: "Dizem que pra ser menino é uma questão de nascimento, pra ser um homem é uma questão de idade...Mas ser um cavalheiro é uma questão de escolha".
E claro, como motociclista e um entusiasta de moda que sou, pra mim este é o melhor e o mais esperado evento do ano. Escolher bem sua roupa no estilo que você curte e pensar nos detalhes da sua moto, fazem com que o passar do tempo aumente a sua ansiedade e empolgação até a chegada do grande dia. Mas eu confesso : até lá, cada etapa é pura curtição!
Sua inspiração pode ser um personagem de filme ou série, como James Bond, Thomas Shelby e os Peaky Blinders ou o agente secreto Galahad, personagem do filme Kingsman. Isso não só contribui para uma criar um mood, cujo a estética chama muita atenção através do pelotão de cavalheiros distintos e elegantes, mas também para difundir um senso de camaradagem e bons modos entre os mesmos.
É inegável que o efeito de se vestir elegante e se sentir bem consigo, ao mesmo tempo aumenta sua autoconfiança e projeta uma imagem pessoal de sucesso. E novamente não posso deixar de citar Don Draper da série Mad Men e uma de suas maiores virtudes: a confiança. Ele sempre está com sua postura segura, firme e decidida. E é sobre isso que faz com que todos os participantes se sintam especiais e distintos durante o passeio. E que está totalmente relacionado a atmosfera sofisticada e nostálgica que o evento proporciona.
O DGR é uma oportunidade para os motociclistas mostrarem seu estilo, sua personalidade e bom gosto, aliando à paixão pela motocicleta com a elegância clássica.
É um passeio que combina estilo e conscientização social, tradição, um resgate dos bons modos e camaradagem. Tudo isso desfrutando do prazer de pilotar uma moto clássica. A minha moto que fui este ano, foi uma Royal Enfield Continental GT 650 British Green, uma autêntica “café racer”.
Pelo Brasil, a edição de 2023 teve a participação de 20 cidades, com destaques para São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Goiânia, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Recife e Vitória. A cidade com maior arrecadação e número de motociclistas foi São Paulo com mais de 1100 participantes e com arrecadação de 7,125 dólares. Já o segundo lugar ficou com Belo Horizonte com mais de 500 motociclistas presentes e que arrecadou 1.480 dólares!
Gostou da causa? Então já pense na sua beca, prepare sua moto e junte-se a nós em 2024! O evento sempre acontece nos meses de maio e já temos uma data para o próximo ano: será no dia 19-05-2024!
Eu sou o Fred Catizanni, CEO da Razor Bros Barbershop e mestre de cerimônia do DGR Belo Horizonte desde 2015!
Stay classy,
Ride Dapper!