10% OFF na primeira compra.

Troca fácil em até 30 dias

Dress code: a nova cara do smart casual

A expressão se refere a um estilo urbano e alinhado de se vestir, a fórmula ideal para o homem atual, que faz questão de qualidade em materiais e modelagem, sem abrir mão do conforto. Conheça quatro formas de aderir ao smart casual.

Smart Casual

4 minutos

Para entender o conceito de smart casual, imagine um dress code que fique entre a alfaiataria clássica e o esportivo, um mix de casual e formal, com peças dos dois universos convivendo em harmonia na mesma produção. A linha entre escritório e casa ou entre dias úteis e fim de semana está cada vez mais tênue e, como consequência, acabamos preferindo investir em roupas atemporais e versáteis, que permitam transitar com mais fluidez entre as diferentes ocasiões. Em suma: é preciso estar sempre pronto e bem vestido, a semana toda. A ideia é essencialmente casual, mas funciona à perfeição em diferentes situações do cotidiano, seja para trabalhar ou nos momentos de lazer. É prática, funcional e cheia de estilo. A seguir, veja como exercitar a ideia em quatro situações frequentes.

Viagem de negócios

Quando viajamos, uma certa dose de conforto é essencial – convenhamos que fazer uma viagem longa de avião vestindo um jeans bruto não é o ideal. Calças com corte de alfaiataria, mas feitas com tecidos flexíveis, que não amassam, são perfeitas. Experimente a calça Maleável, da Oficina, ou a 247, que é de moletom, mas parece um jeans five pockets. Com elas, dá para sair direto do avião para uma reunião informal. Para completar a produção, um suéter Merino, que você pode usar diretamente sobre a pele, é ótima escolha. Por cima dele, o blazer de malha Tailoring vai manter a elegância com a casualidade alinhada da alfaiataria. Nos pés, vá de mocassim clássico: simples, prático e eficaz.

Escritório casual

O traje formal tradicional, composto de terno e gravata, não é mais uma obrigação em boa parte dos ambientes de trabalho. Mesmo em profissões mais “sisudas”, existe hoje uma flexibilização das regras que autoriza, por exemplo, o Casual Friday. Sendo assim, o smart casual é ideal para ser aplicado nesse contexto. Escolha uma boa calça de alfaiataria, feita de lã fria, combine com uma camisa branca – curinga eterno – e sobreponha com a nossa jaqueta bomber Army. Calce um par de sapatos robustos, como o Brick Lane e seu solado tratorado, e passe no RH para ganhar um merecido aumento.

Fim de semana alinhado

Nos dias mais frios, um simples passeio descontraído pode ser uma ótima ocasião de produzir estilo. Abuse das sobreposições e misture universos para chegar ao melhor resultado smart casual possível. Um moletom de capuz – o famoso hoodie – sobre uma camisa listrada ou xadrez, como a nossa Everyday, complementado por uma parka militar de sarja é um tremendo ponto de partida. Na parte de baixo, a calça de malha Bergamo, de referência jogging, mas com corte ajustado de alfaiataria, é a escolha certa. Vá com o novo tênis Veja Campo nos pés e relaxe com atitude.

Programa noturno

Seja para um jantar especial ou um animado show de jazz, sair à noite combina perfeitamente com o smart casual. Sabe quando você quer estar arrumado, mas não quer exagerar, para parecer que não se esforçou tanto assim? O segredo está nos detalhes. E nas texturas. Um suéter de tricô com trama em relevo, como o Cordas, é tiro certo. Por cima dele, a jaqueta Roma xadrez, que vem com capuz, é um charme porque remete às padronagens clássicas da alfaiataria. A boa e eterna calça chino resolve a parte de baixo, que você pode finalizar com o tênis de couro Berlin, a verdadeira definição de esportivo sofisticado.