10% OFF na primeira compra.

Troca fácil em até 30 dias

Entrando no Detalhe #7 - Livia Ribeiro, diretora criativa da LOUIE

Na sétima edição do Entrando no Detalhe, apresentamos Livia Ribeiro — Fundadora e diretora criativa da @louiesaopaulo, grife de calçados brasileira que oferece produtos de qualidade, atemporais e feitos à mão.

5 minutos

Nascia então a LOUIE, uma marca nativa digital com equipe enxutíssima, estrutura caseira, mas com um portifólio de poucos e bons modelos de sapatos, capazes de rivalizar, em termos de design e qualidade de materiais, com os gringos. O melhor: bem mais baratos. “Acho que estilo é para todos, e a LOUIE surgiu com o intuito de ser democrática.” E lá se vão 11 anos de um sucesso exponencial. “No início eu era, literalmente, uma one woman show, já que eu fazia de tudo, da pesquisa para o desenvolvimento dos sapatos ao envio pelos Correios, passando pelo atendimento ao cliente e pelas produções de moda”, lembra. Aos poucos, os modelos atemporais e com ótimo balanço entre tendência e tradição caíram no gosto de leitores de revistas como a GQ Brasil e os números aumentaram gradativamente. “Quando o produto é bom, ele se vende”, afirma.

Hoje, Livia tem no repertório da LOUIE entre 60 e 70 modelos, para atender a todas as necessidades e ocasiões de seus fiéis clientes, com quem ela dialoga diretamente pelos canais digitais. “As pessoas se surpreendem ao perceber que sou eu mesma que respondo às dúvidas ali, mas acho que essa proximidade é, justamente, um dos pilares do sucesso da marca.” Livia, como se vê, segue sendo pau para toda obra, com uma equipe ainda pequena – são 4 pessoas trabalhando diretamente com ela e não mais do que 10 no total. “Eles não trabalham para mim, trabalham comigo. A LOUIE somos nós, não sou só eu; é um time.” Esse pensamento uniu a equipe e consolidou uma confiança capaz de fazer funcionar a empresa de segunda a quinta com muita eficiência. “Sexta-feira é dia off há três anos, para que todos tenham uma melhor qualidade de vida; eu acredito na responsabilidade deles.”

Equipe esta que ela faz questão de humanizar, de apresentar para os seus seguidores, para dar rosto às mãos que fazem o business funcionar tão bem. “A postura humana ajuda a fidelizar o cliente e os colaboradores”, afirma Livia, que procura manter uma transparência total de seus processos e investimentos na qualidade de materiais para que o homem entenda o valor agregado de seus sapatos, feitos em 100% couro e com controle de qualidade inspecionado pela própria dona do negócio. Em seu processo criativo, Livia pensa para além das tendências internacionais. É preciso primeiro atender às vontades e ao lifestyle do homem brasileiro. "Tenho facilidade em ler as tendências e trazer para o Brasil. Mas tem que funcionar no dia a dia do cliente nacional, pois, de modo geral, ele ainda é muito cru em matéria de estilo; eles me perguntam muito sobre ocasiões e combinações."

De faro comercial apuradíssimo, Livia raramente se engana quando lança algum sapato. São peças que não envelhecem, pois apostam em um design atemporal, com pitadas sutis de moda, capazes de agradar a gregos e troianos. “Os clientes confiam na LOUIE. Eu sempre quis construir uma escola de lifestyle e não apenas uma marca de calçados.” Os cuidados se estendem ao rastreamento sustentável de toda a cadeia produtiva, como os curtumes certificados com os quais a LOUIE trabalha.

Livia se divide entre São Paulo, onde mora, e Franca, onde fica a fábrica, e pega a estrada com frequência, conforme a necessidade. Para estar sempre a postos para os diferentes compromissos e ambientes de um dia de trabalho, ela adotou um estilo pessoal prático, objetivo e minimalista, no qual inexistem estampas e prevalece uma cartela sóbria, de pretos, brancos e cinzas, fáceis de combinar com as botas baixas, no melhor estilo motorcycle, que a empresária adora usar. Seu gosto pessoal migrou para a enxuta linha de sapatos femininos da LOUIE, lançada há poucos anos para atender à demanda que recebia das mulheres que compram os sapatos de seus companheiros ou dos homens da família. As botas que ela desenvolveu para elas são inspiradas nas que Livia gosta de usar no dia a dia. Simples assim. Ser uma mulher de sucesso em um segmento ainda muito masculino tem vantagens e desvantagens.

No começo, havia uma resistência maior de confiança, tive de conquistar credibilidade e respeito, mas me mantive firme.

Hoje sinto que consegui meu espaço, e os homens que compram os meus sapatos sentem mais confiança em fazê-lo quando sabem que há uma mulher por trás da coisa toda”, explica Livia, que acredita ter herdado toda essa resiliência da educação rígida que recebeu do pai. “Aprendi a ser forte, prática, direta e transparente, na vida e no trabalho.”