Futebol e estilo sempre caminharam juntos. Seja por estarem todos uniformizados – e, por isso, sentirem a necessidade de afirmar a sua personalidade – ou por pura rebeldia, os jogadores adotaram, ao longo do tempo, diversas maneiras de expressar-se em campo através de tatuagens, faixas ou joias. Fora das quatro linhas, a questão costuma ser mais complexa, já que cada atleta tem o seu próprio estilo pessoal, construído muitas vezes com referências urbanas que podem ser encontradas em ícones da música, do cinema e até do próprio esporte. Street, clássico, neutro, estampado... existem diversas identidades assumidas nos “trajes de passeio” dos maiores futebolistas do planeta. Com a proximidade do Mundial do Catar, decidimos exemplificar essa diversidade com alguns exemplos de craques que também fazem a sua fama pelas roupas que vestem e pelo estilo que ostentam quando não estão correndo atrás da gorduchinha.
Kylian Mbappé
O jovem atacante do Paris Saint-Germain já é considerado um dos melhores do mundo pelo que faz dentro de campo. Fora dos gramados, o francês demonstra ser fã de sneakers e de roupas confortáveis, mas sempre alinhadas. Seja na combinação de moletons com calças chino ou cargo nas horas casuais ou na alfaiataria descontraída que adota em momentos especiais, uma coisa é certa: ele sempre estará com um belo par de tênis nos pés. Vale reparar que a imagem urbana do craque tem como base uma silhueta afiada, construída com peças mais próximas do corpo. Sabe tudo.
Andrea Pirlo
Atualmente técnico do clube turco Fatih Karagümrük, Pirlo é um dos maiores ícones de estilo italianos que já pisaram nos campos mundo afora. Ex-jogador do Milan, da Internazionale, da Juventus e da seleção Azzurra, ele criou fama por seus cabelos volumosos e cuidadosamente desarrumados, além da barba propositalmente mal aparada, um clássico dos europeus com personalidade latina. Em seus momentos de lazer ou nas ruas de Milão, o ex-meio-campista representa a autêntica sprezzatura, ou seja, a arte de estar muito bem alinhado, subvertendo clássicos e sem parecer que se esforçou para isso. Jaquetas matadoras, camisas bem cortadas, calças chino e um bom par de óculos escuros são as suas melhores armas para o sucesso.
Son Heung-Min
O atacante do Tottenham Hotspurs, de Londres, é o típico oriental quando o assunto é estilo. O sul-coreano abusa de toques discretos de modernidade em produções urbanas, neutras e confortáveis, que têm a estética “athleisure”, de referências esportivas aplicadas nas ruas da cidade, como alicerce. Calças de alfaiataria folgadas, camisetas lisas, camisas bem cortadas e parcas marcantes são seus essenciais. Tênis nos pés e hoodies – os moletons de capuz – estão sempre presentes, e o preto domina a cartela de cores. Simples, prático e eficaz.
Kevin Trapp
Goleiro do Eintracht Frankfurt, Trapp também é convocado regularmente para a seleção alemã. Sua ligação com moda e estilo vem de longa data, desde os tempos em que fechava o gol no Paris Saint-Germain. O arqueiro namora a modelo brasileira Izabel Goulart e é figurinha fácil nos principais desfiles de moda na Europa. Era de se esperar, portanto, que ele aplicasse em seu estilo pessoal tudo o que absorve nos ambientes em que circula. Fã de peças neutras e fáceis de combinar entre si, Trapp gosta de uma silhueta mais ajustada, com calças slim e casacos de linhas retas que podem facilmente ser jogados por cima de uma camiseta lisa ou de uma camisa jeans para momentos na cidade. Tênis brancos nos pés e pitadas esportivas, como nas calças jogging com corte de alfaiataria, também entram em seu repertório. Um estilo bem urbano, que funciona nas principais metrópoles do mundo e que é à prova de erro.
Irkay Gündogan
O meio-campista alemão joga no Manchester City, um dos clubes mais ricos do planeta. Seu estilo pessoal acompanha o status do time comandado pelo também elegante Pep Guardiola. Seja com jaquetas quebra-vento ou com as camisas polo nada óbvias que gosta de usar, Gündogan está sempre muito bem vestido. Para combinar, ele abusa de calças jeans com lavagem bruta – o famoso selvedge –, chinos e até bermudas com corte de alfaiataria. Aliás, ele faz prova de coragem e até arrisca combinar um blazer com a bermuda para momentos urbanos no verão. Tempere tudo com jaquetas poderosas e uma modelagem mais próxima do corpo, slim, e você terá uma fórmula infalível de sucesso.
Dica: dá para construir a maioria dos estilos dos jogadores acima com as peças da Oficina. Tá esperando o que? O mundial de estilo acontece também nas ruas da sua cidade.
Postado em: