Sabe aqueles dias que dão um branco na cabeça, e você não sabe nem por onde começar a montar o look?
Afinal, você já está cheio de preocupações: trabalho, casa, família, fora a vida social e pessoal… é muita coisa para uma pessoa só, e a roupa não deve (e nem precisa) ser mais uma preocupação para você!
Pensando em trazer mais facilidade para a sua rotina, vamos explorar aqui 3 formas de começar a criar o seu look nos dias que você não sabe o que vestir:
Começando pelo sapato
Já percebeu como o nosso conforto no dia a dia está intrinsecamente ligado aos pés?
Se você usa um sapato inadequado às atividades do dia e começa a sentir dor, é fato que isso vai desviar o seu foco dos afazeres diários.
O conforto já é super importante, e também depende de outras peças para existir, claro. (Esse assunto a gente deixa para um outro momento!)
Mas, além disso, começar sua produção pelo sapato também te ajuda na composição como um todo, porque ele "puxa" as outras peças. Veja bem:
Vamos supor que você vai andar o dia inteiro e, por isso, precisa usar um tênis específico. E esse tênis combina com apenas algumas calças - e é aí que você começa a sua produção! Uma coisa puxa a outra: o tênis puxa a calça, a calça puxa a blusa, e quando você menos esperar, o look já tá pronto!
O fato de nem todas as partes de baixo combinarem com todos os seus sapatos já te permite afunilar as suas possibilidades. Saber o que não pode ser usado já é um começo.
Partindo desse ponto, chegar no look final torna-se muito mais fácil!
Começando pela necessidade do dia
Pode ser que você não vá andar muito no dia, mas terá vários compromissos em ambientes diferentes. Como ir do trabalho ao happy hour sem ficar casual demais no escritório, ou formal demais à noite?
Nos dias atarefados, explore os looks hi-lo que trazem equilíbrio entre peças formais e informais.
Esse foi apenas um dos possíveis cenários, ok?! O meu ponto é:
Pode ser que, ao longo do dia, você precise de peças específicas para necessidades específicas. Não só em termos de dress code, mas também de mobilidade ou conforto térmico e físico.
Por isso, resgatar a sua agenda pode facilitar (e muito) a escolha do seu visual.
Para além das questões funcionais, repare também com quem você vai lidar no dia, e avalie se você quer transmitir uma mensagem específica para essas pessoas.
Por exemplo: você ocupa um espaço de liderança no trabalho, e no dia terá reunião com seu time. Dito isso, você provavelmente terá a necessidade de estabelecer uma comunicação acessível e próxima com os colaboradores, mas sem causar distanciamento - ou pode ser que seja o oposto, dependendo do seu contexto!
Considere tanto a funcionalidade, quanto a comunicação visual na hora de projetar o seu look.
As 12 peças essenciais da Oficina, formam um guarda-roupas com mais de 1200 combinações.
Começando pela peça desejo
Há alguns dias que a gente acorda na vontade de usar uma roupa específica, seja por ser uma nova aquisição, ou por ter muito tempo que você não a usa.
Independente de qual seja a sua motivação, o fato é que essas peças desejo podem ser um ótimo ponto de partida para o seu visual. A partir delas, você consegue escolher o restante das peças do seu look com mais facilidade.
Lembre-se que essa não precisa ser uma peça super destaque. Pode ser uma peça básica, mas que você gosta muito e por algum motivo decidiu usá-la no dia!
A lógica é apenas ter um ponto de partida.
Extra: tenha o combinação do dia que você não quer pensar!
Essa é uma instrução valiosa que passo para os meus clientes de consultoria: já deixe pronto o look do dia do estresse antes desse dia chegar.
Assim, você consegue se vestir em minutos e ainda gostar do resultado final!
Inclusive, até eu uso isso, viu?! Tem dias que tenho muitos atendimentos e zero tempo para pensar na roupa. Então uso meu macacão com gola alta, que além de confortável, é super chique e transmite credibilidade no ambiente de trabalho!
Mapear essas possibilidades antes te poupa tempo depois.
Deixe alguns looks preparados e se quiser/puder, fotografe essas produções e deixe em alguma plataforma de fácil acesso. Assim, você une praticidade a estilo sem esforços.
O grande problema da praticidade em excesso é tornar o seu look desleixado sem perceber. Tome cuidado com isso!
Você também pode ler esse post aqui para ter mais ideias de como sair da mesmice nos seus looks.
Com estratégia, você consegue unir eficiência, estilo e conforto sem te custar muito tempo.
Postado em: