Uma antiga vila de pescadores, a 20 quilômetros da badalada Punta del Este, na costa uruguaia, se transformou em um dos destinos mais procurados por viajantes exigentes. José Ignacio é, hoje, um hot spot preservado de ótima gastronomia, muita arte, hotéis luxuosos e casas com uma arquitetura rústico-chique de charme inigualável. Um lugar único no qual o tempo corre diferente, com dias que passam mais devagar, sem ostentação, onde o menos é muito mais.
Escolhido pela revista Time como um dos 100 melhores destinos do mundo em 2021, José Ignacio começou a ganhar fama nos anos 1970, quando o renomado chef Francis Mallmann escolheu a praia, então quase deserta, para abrir o restaurante Posada del Mar. Nesses quase 50 anos que separam a descoberta de Mallmann dos dias de hoje, José Ignacio ganhou mais charme, mais visitantes e mais cuidados para manter seus principais predicados (a natureza, a calmaria e a autenticidade) preservados e destacados. O turismo expandiu de maneira cordial e respeitosa, coisa rara e exemplar. Os praticantes de kitesurf e os amantes de um estilo de vida slow e natural ajudam muito na preservação. Apesar da expansão visível, existe um movimento da comunidade local para minimizar o progresso desenfreado e a especulação imobiliária. “Não queremos ser Punta”, dizia a manchete de uma matéria a respeito dessa filosofia publicada no jornal argentino La Nación, em janeiro deste ano. A comparação tem todo o sentido de ser: enquanto Punta del Este, com seu cassino e seus edifícios modernos, de muitos andares, virou cidade grande e urbanizada, José Ignacio tem orgulho de sua essência roots e assim quer permanecer.
Moda
A.Mar
A multimarcas gerida pela gaúcha Marina Ciconet é um oásis de brasilidade fincado no pueblo uruguaio. Ali estão grifes preocupadas em representar a moda nacional de forma verdadeira, sustentável e amável, com identidade, bossa e autenticidade.
Paula Martini Atelier
Artista nata e com um estilo essencialmente elegante, Paula Martini faz história em José Ignácio há mais de 20 anos com suas criações feitas à mão, compostas de fibras, tecidos e tingimentos naturais. O Atelier Bajo El Alma fica em frente à praça do pueblo (o centrinho de José Ignacio), em uma casa despretensiosa onde você pode assistir as peças sendo criadas na hora.
Cultura
Rizoma
Este tesouro multidisciplinar que se esconde em meio ao bosque de La Juanita, bairro vizinho a José Ignácio, oferece um clássico brunch de domingo, que não perde para os endereços mais famosos de Paris. A livraria é uma surpresa criada pelo arquiteto argentino Diego Montero e impressiona pelo design e curadoria. Por lá, você pode encontrar livros nos mais variados idiomas, cafeteria, escola de cerâmica e pousada.
Khut Skyspace, na Posada Ayana (@
A incrível pousada Ayana (onde vale muito a pena se hospedar), abriga o Skyspace by James Turrell, o primeiro free-standing skyspace da América do Sul, que promete uma experiência sensorial única conectada com o universo. Assinado pelo octogenário artista americano, o projeto usa a luz natural e a arquitetura como plataformas para criar ambientes mutáveis, capazes de criar memórias a partir do maravilhamento e das sensações.
MACA – Museo de arte contemporáneo Atchugarry
@maca.fundacionpabloatchugarry
A cerca de 25 minutos de José Ignacio, já em Punta Del Leste, está a Fundação Pablo Atchugarry, sem fins lucrativos, com um parque de esculturas, pavilhão de exposições com ótima programação, além de um acervo com trabalhos internacionais, teatro, anfiteatro e oficina para residências artísticas.
José Ignacio International Filme Festival
De 18 a 26 de janeiro de 2025, acontece a 15a edição do festival de cinema ao ar livre de José Ignacio. A exibição de curta e longa metragens ocorre sob a luz das estrelas na praia e em locações muito especiais da região, como a Bodega Océanica.
Mais: Existem diversas pequenas galerias e espaços de exposição de arte em José Ignacio. Vale flanar pelas alamedas do centro e descobri-las despretensiosamente. Faz parte do espírito local.
Gastronomia
Cruz Del Sur
O restaurante nasceu da experiência da fazenda de cultivo de produtos orgânicos em José Ignácio, na beira da Laguna Garzón. Os vegetais, ervas e flores que saem da terra vão direto para o restaurante perto dali, em frente à praça central, ambiente ideal para um almoço descompromissado e saudável, sem hora para terminar. O lugar é um charme e a simpatia de Paula e Emiliano, responsáveis pelo local, encanta os clientes habitués.
Chiringuito Francis Mallmann
O novo restaurante na beira da praia de Arenas José Ignácio, assinado por Francis Mallmann, é uma experiência à parte e a comida também é uma beleza. Programa perfeito para almoços sem hora para acabar entre amigos, regado de muito vinho da Bodega Garzón. Se você der sorte, pode encontrar Francis cozinhando por lá aos finais de semana.
El Rancho de Pirulo y Cristina
Em um espaço simples e agradável, de frente para a laguna de José Ignácio, o casal de pescadores Cristina e Pirulo atendem durante todo o ano, de sábado a terça-feira, com porções bem servidas de peixes e camarões frescos pescados ali mesmo na laguna e arredores. De preparo descomplicado, tudo chega à mesa muito saboroso. Sugestão: a bela porção de camarões fritos com chimichurri, com preço bem atrativo se comparado à média local. A estrutura física do lugar é mínima, mas a linda vista e o clima amigável compensa tudo.
Juana
A casa, que abre apenas para o jantar, está no vilarejo de La Juanita, logo em frente a José Ignácio. Fica escondida no final de uma rua de terra. Com uma cozinha sazonal bem executada, traz receitas que passam pela grelha e pelo forno de barro, como o nhoque com camarões ou o carré de cordeiro. O ambiente aconchegante e o atendimento cortês fazem deste lugar uma das melhores opções para qualquer época do ano.
La Huella
O clássico parador pé na areia não poderia ficar de fora dessa lista. É o restaurante em que “todo mundo” vai. Comida boa e ambiente maravilhoso, o La Huella é o coração do pueblo, liderado por Martín e Gusman. Não há como ir a José Ignácio e não almoçar por lá com amigos em um dia de sol. Se prepare para filas durante o verão, mas vale a pena.
Mais: Ótimas opções gastronômicas não faltam em José Ignacio, com restaurantes de todo tipo que não devem nada à culinária das principais capitais do mundo. Comer bem é um dos grandes atrativos da região.
Hospedagem
Luz Culinary Wine Lodge
Se você procura uma hospedagem com uma pegada mais exclusiva, 5 estrelas mesmo, e super acolhedora em José Ignacio, vale conhecer o charmoso Luz. O espaço é integrado à natureza, ao lado de uma floresta particular e de vinhedos. Na propriedade, há várias opções para descansar ou para se divertir, como a piscina, o lounge com lareira, a quadra de tênis e as atividades de ciclismo. Enquanto isso, o restaurante e o bar servem delícias de alto padrão, com toque caseiro. Já o quarto te acolhe com uma cama enorme, banheira relaxante e varanda com vista das árvores, cenário perfeito para desacelerar o ritmo.
Wanderlust
A decoração rústica e o clima jovem do Wanderlust proporcionam uma experiência leve e alto astral. O lugar é tranquilo, com quartos confortáveis e limpos. Um ambiente ótimo para descansar, mas que também oferece uma alternativa de entretenimento para animar a noite, com música ao vivo. Você encontra também um bar com drinks variados, uma área externa com poltronas bem aconchegante para apreciar o céu de dia ou à noite, mesa de pingue-pongue e bikes para pedalar pelos arredores. A praia está a 10 minutos de caminhada.
Bahia Vik
Situado nas dunas junto ao oceano, o espetacular Bahia Vik é moderno, apresenta uma magnífica coleção de arte em destaque e está envolvido com artistas contemporâneos. O prédio central do hotel é uma estrutura elegante e arrojada, composta de ardósia e vidro. Ali encontra-se a biblioteca, a academia, o spa, um pátio interno a céu aberto e 10 dos 49 quartos de hóspedes. Os outros estão distribuídos em 11 chalés independentes, espalhados entre as dunas. Cada um deles é caracterizado por trabalhos em madeira, tradicionais dos indígenas uruguaios, e ardósia polida, formando a moldura perfeita para as ousadas e exclusivas obras de arte, as paredes em cores vibrantes e os belos painéis de azulejos dos banheiros que alegram cada espaço.
Postado em: