10% OFF na primeira compra.

Frete grátis acima de R$999

Troca fácil em até 30 dias

Primeiras impressões importam?

Estudos indicam que muitas vezes o calçado é a primeira peça a ser reparada em você. E que ele está diretamente relacionado com a primeira impressão que pessoas constroem sobre você.

5 minutos

✈️Para ler na fila do embarque! Durante nosso processo evolutivo aprendemos a tomar decisões rapidamente e com poucas informações disponíveis. Isso fez com que nossa espécie sobrevivesse e prosperasse. Hoje, mesmo em um mundo civilizado, ainda operamos dessa maneira, por exemplo quando conhecemos alguém pela primeira vez. Nesse momento, com poucas informações e em frações de segundos, construímos uma opinião sobre essa pessoa. Estudos apontam que o calçado (muita vezes) é a primeira peça a ser reparada e que é por meio dele que formamos essa nossa primeira impressão.

Hora de tomar uma decisão

Imagina há uns bons mil anos dois homens saindo para caçar. De repente passa um vulto em meio aos arbustos! O que será? Um foi esperto e saiu correndo. O outro já não teve essa mesma reação… uma pena, pois era uma onça! Ele não ficou para contar história…

Onça andando pela selva

Você percebe o que salvou um dos caçadores? Foi um julgamento rápido que o seu cérebro fez da situação. Ele analisou, colheu as informações que estavam disponíveis e tomou uma decisão com o que tinha em mãos.

Esse tipo de comportamento foi o que nos trouxe até aqui. Rápidas tomadas de decisões fizeram parte do nosso processo evolutivo. Nosso cérebro aprendeu que, muitas vezes, ele tinha que tomar decisões de forma ágil para sobrevivermos.

Mas isso é bom ou ruim?

Olha, claramente foi bom. Já hoje, tem seus lados negativos. Em diversas situações do dia a dia, nosso cérebro ainda opera nessa frequência. Ou seja, quando encontramos com uma pessoa nova, por exemplo, nosso cérebro rapidamente constrói uma primeira impressão sobre ela.

Em outras palavras: ele analisa, com o mínimo de informação disponível, se aquela pessoa é ou não uma ameaça. Se podemos confiar nela, ou é melhor termos um pé atrás.

Claramente, ele pode se equivocar. Mas, errado ou não, ele faz seu julgamento e cria suas opiniões. Opiniões que podem durar anos.

Homem olhando vista ao mar com binóculos

A primeira impressão é a que fica

Você provavelmente já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica. Agora vou te explicar porque isso é uma verdade. São dois motivos:

O primeiro deles é uma coisa que todos nós temos em comum: nosso cérebro é orgulhoso!

Depois de formar sua primeira impressão sobre alguém ou uma situação, nosso cérebro, sempre que tiver uma outra oportunidade, tentará provar que estávamos corretos desde o início. Na prática, isso significa que tudo que ouvirmos e vermos, passará pelo filtro da nossa primeira impressão. Vou te dar um exemplo. Lembra da onça da qual um escapou e o outro não? Pois bem, da próxima vez que o caçador que sobreviveu for à caça e um arbusto se mexer, a chance dele reagir da mesma maneira que reagiu é ainda maior, mesmo que dessa vez seja o coelho que estava caçando e não uma onça.

O segundo motivo pelo qual a primeira impressão dura tanto é porque elas geralmente estão certas. Se voltamos ao caso dos dois caçadores, fica claro que só sobrou um para passar seu genes para frente. O outro virou barrinha de proteína. Isso significa que são os genes de primeiras impressões assertivas que foram passados adiante. Melhor dizendo: nós somos frutos de uma sequência de decisões acertadas!

É… a primeira impressão importa.

Se primeiras impressões:

  • estão enraizadas no nosso cérebro;
  • são construídas em frações de segundos e com poucas informações disponíveis;
  • podem durar anos (mesmo que erradas);

o melhor a se fazer é tomar controle da primeira impressão que passamos.

E isso é possível por meio de várias coisas. Podemos aperfeiçoar a maneira que nos portamos e falamos até aprimorar nossa linguagem corporal.

Agora, fica a dica: nossa aparência é avaliada antes de comportamento e linguagem corporal. Isso porque as roupas podem ser vistas de longe. Ou seja, antes mesmo que você possa se expressar, o seu estilo já comunicou uma mensagem.

E quando o assunto é estilo e primeiras impressões, existe uma peça que é fundamental para a construção de uma boa primeira impressão: o seu calçado!

Estudos indicam que muitas vezes o calçado é a primeira peça a ser reparada em você. E que ele está diretamente relacionado com a primeira impressão que pessoas constroem sobre você.

Como já dizia Christian Louboutin:

Calçados transformam sua atitude e linguagem corporal. Eles te levantam fisicamente e emocionalmente.

Mas o que avaliam no meu calçado?

Você pode estar se perguntando o que analisam no seu calçado. Vou te dizer que é basicamente tudo. Desde seu estilo, seja ele mais formal ou casual, seu estado de conservação, a presença ou não de uma marca, sua higiene (o quão limpo ele está), entre outros.

Obviamente são analises feitas pelo nosso inconsciente, com poucas informações em jogo. De forma bem rápida.

Dito isso, investir em um calçado é investir na imagem que você comunica ao mundo. É investir na sua presença. Por isso, busque um calçado confortável que te deixe confiante e que te dê voz! E não se esqueça de mantê-lo conservado!