Já percebeu como nossos pais são nossas primeiras referências em muitos aspectos da vida? No que diz respeito à imagem, estilo e autocuidado, essa inspiração não é diferente.
Entender como seu pai te influencia é fundamental para ter uma relação mais clara com seu próprio estilo. Alguns homens são diretamente impactados pelo estilo de seus pais; outros, nem tanto. Alguns se inspiram até mesmo nos cuidados com a barba e a higiene pessoal.
Os dois caminhos
Quando o assunto é a referência do estilo paterno, podem existir dois caminhos:
- Você se identifica com o estilo do seu pai e prefere adotar a estética que ele usa
- Você não tem tanta identificação assim e prefere não seguir os gostos dele
É importante entender que, à medida que você se percebe como um indivíduo, também pode escolher seguir ou não essa influência. Ou até mesmo filtrar pontos que pretende seguir e se inspirar e pontos que prefere não levar adiante. E essa é uma escolha pessoal!
A referência também pode ser do que NÃO usar!
Quando pensamos em referência de estilo, geralmente nos vêm à mente apenas as inspirações positivas, aquilo que gostamos e queremos adotar. Mas também é importante saber o que você não gosta.
Nos meus atendimentos de consultoria, já me deparei inúmeras vezes com essa dualidade do cliente a respeito do que ele aprendeu em casa. "Fulano faz assim, mas não concordo; então entendi que meu jeito é outro". E assim, você se entende como um indivíduo e estende isso para o seu vestir.
Saber os seus desgostos é um passo importante para definir os gostos, eles estão intrinsecamente conectados.
[IMG PAI E FILHO COM ESTILOS DIFERENTES]
O estranhamento masculino com a moda
Muitos homens também aprendem que moda não é coisa de homem. Esse é um equívoco comum que foi internalizado por gerações.
Nos últimos anos, isso tem se transformado. Uma das nossas intenções aqui no The Post é mostrar como a moda pode ser uma ferramenta útil para você, homem.
Reflita sobre como você aprendeu a encarar a moda. Foi como futilidade, ou como um instrumento poderoso de comunicação não verbal? Foi como algo de mulher, ou como algo para qualquer pessoa que precise usar roupa?
Entendendo a raiz dessas percepções, podemos criar consciência sobre as mudanças que fazem sentido adotar para o nosso futuro. Além da comunicação visual, pensar no seu estilo é também considerar a real funcionalidade que o seu estilo de vida requer.
Herança de estilo
A funcionalidade é importante, mas também vale lembrar que criamos relações afetivas com as nossas peças. Um jeito de honrar e manter viva a memória do seu pai é preservar aquelas peças que foram passadas de pai para filho - pode ser um relógio, anel, ou até mesmo uma jaqueta de couro!
Se você é pai, pense em como seria interessante ver seus filhos e netos usando peças que já foram suas.
Por isso, peças de qualidade que duram muito tempo e passam de geração em geração tem um altíssimo valor, não só pela funcionalidade, mas também pela história que elas carregam ao longo do tempo. Isso explica por que qualidade e durabilidade são dois dos maiores valores nas coleções da Oficina.
O que te faz ser… você!
Seja adotando ou rejeitando as referências dos nossos pais, o importante é criar uma identidade que ressoe quem somos. Uma verdadeira união entre honrar o passado, e ao mesmo tempo se preparar para o futuro, garantindo que cada peça conte a sua história.
Postado em: