Como é feito o Selvedge Denim?
Sinônimo de qualidade e exclusividade, para os conhecedores, o selvedge denim é o grande protagonista do universo do jeans. Mas o que o torna tão especial? As respostas são muitas e reunimos cada uma delas para você.
Para fazê-lo, são utilizadas técnicas de tecelagem antiga, em teares de lançadeira, máquinas criadas no início do século passado. Esse maquinário requer um consumo maior de algodão e um processo manual muito mais demorado.
Por ter rotação mais lenta, causa muito menos stress nas fibras, o que concede características únicas ao tecido. Uma delas é uma trama mais justa, tornando-o mais durável e resistente. O uso da tecnologia de tear mais antiga cria variações na superfície do denim devido a inconsistências no processo de tecelagem. São justamente essas variações que tornam o jeans visualmente único.
O denim Selvedge também desbota melhor do que o denim padrão ao longo dos anos. Seu tingimento é muito mais longo, é feito manualmente, em meadas. Isso garante mais suavidade ao toque e durabilidade ao tingimento.
Além do processo mais demorado e de mais uso de algodão, o selvedge gera um tecido muito mais estreito e, consequentemente, rende menos peças. Por isso seu custo mais elevado, mais gasto, mais tempo, mais trabalho e menos peças.
Em peças selvedge (self + edged) você pode ver a borda real do tecido, onde a tecelagem pára e é finalizada pelo tear, por isso o nome. Ao contrário do jeans feito em um tear de projétil, onde o tecido é cortado nas pontas.
Mas um dos principais motivos pelo grande desejo pelo selvedge, é a autenticidade e tradição de quem o produz. As fábricas de denim que optam por produzir selvedge conhecem e valorizam a história do denim. Como resultado, chegam em produtos superiores. Qualidade do fio, técnicas de tingimento, controle de qualidade e design são resultado de um minucioso processo artesanal.
A história do selvedge denim
Após a popularização por astros como James Dean e Marlon Brando, na década de 50, o jeans foi promovido de roupa de trabalhadores de fábrica à ícone da moda. Com isso, sua demanda subiu vertiginosamente.
Os fabricantes americanos de jeans substituíram os antigos teares de estilo lançadeira por modernos teares de projéteis que tornam o processo de fabricação mais rápido e barato.
Muitos dos teares de lançadeira foram comprados pelos japoneses após a segunda guerra, com o país em crise. Com seu grande apreço pelos detalhes e processos, eles mantiveram a tradição de fabricação de jeans ao estilo antigo e desenvolveram o artesanato premium ao longo dos anos. Devido à sua raridade, o selvedge japonês é considerado um dos tecidos mais raros do mundo hoje.
Atualmente, o selvedge se tornou objeto de desejo devido à tradição da técnica de tecelagem e ao compromisso com a qualidade das fábricas que optam por produzi-la.
Postado em: